- INFORMAÇÕES SOBRE PESSOA EM FOCO

PESSOAS EM FOCOS

Home / Pessoas em foco / Titulo

Desafios nas contratações terceirizadas de RH: Onboarding e políticas de integração nas empresas

Além de trabalhos de estruturação e implementação de serviços em gestão de pessoas nas empresas, grande parte de nossos clientes terceirizam conosco os serviços de prospecção profissional.

            Não contamos muito sobre os bastidores de dificuldades que temos para a recepção e integração dos profissionais que selecionamos quando adentram a realidade de algumas empresas. É notável que falta ainda a preocupação com o Employee Experience, a experiência do colaborador nas empresas, que deve ser considerada desde o momento do onboarding até o seu desligamento.

Assim, em algumas situações, vivemos a experiência de constatar que alguns dos profissionais por nós contratados, bons profissionais, não permanecem na empresa empregadora porque não tiveram o devido treinamento de integração à sua realidade. Queixam-se de uma cobrança de resultados desproporcional ao treinamento que tiveram e até mesmo das ferramentas de trabalho com que foram munidos para performar bem nessas empresas. Temos também – pasmem! – algumas queixas de profissionais que contratamos de sofrerem assédio moral por parte das empresas contratantes que sujeitam publicamente os profissionais a cobranças de um desempenho primoroso nas primeiras semanas de trabalho, expondo-os a situações constrangedoras e até mesmo humilhantes em alguns casos.

Temos levado muito a sério esse assunto na Estilo Empresarial. Ele existe e não pode ser olvidado. Temos hoje um link de acesso que enviamos a todos os profissionais que contratamos para nossos clientes e que ficam menos do que o período de experiência nas empresas, a fim de diagnosticar essas situações e faltas de políticas de onboarding em nossos clientes. Diante dos resultados, situamos estes sobre a forma como estão recepcionando seus colaboradores em “casa”.

Lidar com pessoas é sempre um desafio de “ponta a ponta”. O contínuo alinhamento e calibração com o cliente em busca de melhorias para o Employee Experience em sua empresa é uma de nossas missões na prestação de serviços de qualidade. Desenvolvemos esses serviços para apoiá-los nessa empreitada, trabalho que conduzimos com muita seriedade e paixão.

Por Cibele Ramos Gayoso, em 27/03/2022.

Gostou? Compartilhe: