INFORMAÇÕES SOBRE A VAGA

Home / Vagas / Informações sobre a vaga

Encarregado contábil e fiscal

Perfil do candidato:
Ensino superior completo em contabilidade; Experiência na função; Informática intermediária; Desejável experiência no sistema ALTERDATA Simples Nacional e Presumido; Legislação estadual, federal e municipal, cálculos de impostos (ICMS, ISSQN, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL). Pós-graduação será um diferencial.
Atividades exercidas:
Apuração de impostos: PIS, COFINS, ICMS, IPI, IRPJ e CSLL. Escrituração de notas fiscais de entrada e saída e controle de estoque; retenção de impostos e elaboração de guias de recolhimento, apuração de ISSQN e elaboração de REST e DMS, elaboração e validação da ECD, ECF e SPED Fiscal e contribuição. Noções básicas de folha de pagamento, emissões de certidões federais, estaduais e municipais. Análise de arquivos digitais e cruzamento eletrônico de dados, Classificação de notas fiscais CFOP, NCM. CST Conferência, Fechamento de livros fiscais. Geração de guias ISS, PIS, COFINS, análise de notas fiscais de serviço com retenção de impostos, IRRF, PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISS. Fazer a interface empresa/contabilidade. Lançamentos contábeis, conciliações contábeis em geral, mapeamento de contas, depreciação e controle patrimonial. Analisar, validar e apresentar os demonstrativos contábeis e de resultados. Desenvolver estudos e propor alternativas para o aproveitamento de benefícios legais, com consequente redução de custos com impostos. Participar de estudos para desenvolvimento e aprimoramento de produtos e processos, contribuindo com informações de caráter econômico-financeiro. Atender e prestar informações à auditores, fiscais, fornecedores, instituições financeiras e clientes. Gestão de equipe (Analistas, Auxiliares e Estagiários). Acompanhar as demandas junto ao cliente e estabelecer soluções com a equipe para demais áreas do negócio. Responsável pela análise de indicadores dos fechamentos contábeis/fiscais. Prestar informações obrigatórias à Secretaria da Fazenda Estadual e Receita Federal e demais órgãos competentes. Supervisionar, providenciando e/ou realizando todas as tarefas necessárias para o envio desses dados dentro do prazo previsto, visando o cumprimento da Legislação Fiscal vigente. Fazer a elaboração dos cálculos para fechamento mensal, sendo que deve ser finalizado até a data limite estabelecida pelos procedimentos internos. Auxiliar a entrega de declarações (obrigações acessórias). Conferir documentos lançados e atividades realizadas pelos auxiliares, de todas as empresas atendidas diariamente, sendo que deve ser finalizado até a data limite estabelecida pelos procedimentos internos. Enviar ao cliente por e-mail ou enviar impresso, todos os documentos a serem publicados. Atender clientes: presencial, por e-mail, ou via telefone, para esclarecimento de cálculos em geral, dúvidas relacionadas à execução do trabalho, etc. Resolver pendências relacionadas a área fiscal, contábil, processos e outros assuntos afins da área contábil, sempre que necessário. Realizar o fechamento do balanço patrimonial da empresa com o suporte da supervisão; Executar as obrigações anuais. Auxiliar e executar atividades práticas/operacionais de sua área.
Benefícios:
VA + plano de saúde + seguro de vida
Características comportamentais desejadas:
Bom relacionamento interpessoal, organização, dinamismo, planejamento, capacidade de análise, foco no cliente, discrição, firmeza, liderança, proatividade, resiliência, adaptabilidade.