RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Já em seu primeiro mês, o ano de 2020 esboçava clara reação de aquecimento no mercado de contratação de pessoas e o horizonte de todas as empresas apontava para crescimento e boas perspectivas em vários cenários econômicos e de empregabilidade.
Contudo, todos fomos surpreendidos por uma pandemia sem precedente semelhante que impôs restrições inéditas de convivência social, obrigando muitas empresas a interromper, descontinuar suas atividades ou até mesmo a fechar as portas, trazendo nova desaceleração ao crescimento econômico do país.
O resultado disso se expressou rapidamente em um percentual expressivo de 75% de pessoas que conhecem profissionais que perderam empregos durante a pandemia, resultado obtido em nossa enquete na plataforma LinkedIn em setembro de 2020.
O que fazer diante desse cenário, tão pouco inspirador?
O que indico pode ser resumido em uma palavra: MOVIMENTO.
Não se sinta paralisado pelas mudanças que a pandemia trouxe: muitos negócios fecharam, mas muitos estão sendo favorecidos nesse momento de pandemia, como aqueles ligados ao ramo de Logística, Saúde/Medicamentos, Atendimento, Alimentos, Limpeza, EPI´s, entre outros.
E nesse momento, talvez mais do que em outros, é preciso estratégia para se reposicionar no mercado de trabalho, marcando suas ações continuamente com:
- Preparo e customização de seu currículo para concorrer a vagas específicas: evidencie em seu currículo atribuições que são equivalentes às procuradas pelas empresas que ofertam vagas afins ao que você já desempenhava. E nisso é importante nunca trazer inverdades em relação à sua atuação profissional, competências e habilidades.
- Busca de oportunidades de emprego que realmente lhe tragam crescimento e desafio profissionais. Não foque somente em “não ficar desempregado”.
- Utilização intensa de seu networking: conte às pessoas à sua volta que está desempregado, buscando recolocação. Fale sobre suas aptidões e peça indicações a elas. A rede de networking é sempre muito rica e assertiva para recolocações profissionais.
- Inscrição em bons sites de emprego, mantendo-se constantemente informado por eles sobre oportunidades aderentes ao seu perfil.
- Busca de programas de recolocação profissional para alavancar suas possibilidades de acesso aos donos de negócios e gerências de RH.
- Capacitações: aproveite o tempo a mais que forçosamente tem para se aprimorar naqueles assuntos ou ferramentas que você já reconhecia como aquém do que era exigido de você e que, independentemente de seu desligamento ou de pandemia, já pediam melhorias.
Busque movimentar-se: em tempos de crise, ninguém pode se dar ao luxo de ficar parado, a reclamar da sorte, do destino ou do “ano de 2020”. Ou, valendo-me das palavras de uma interessante poeta italiana, Rosa Luxemburg: “Quem não se move não pode ver suas correntes”.
Vamos em frente!
Goiânia, 07/09/2020.
Cibele Ramos Gayoso
Diretora da Estilo Empresarial Gestão de Pessoas