Objetivos específicos
• Fortalecer o capital humano da empresa de forma que a organização possa responder com qualidade e tempestividade aos seus objetivos estratégicos.
• Proporcionar um modelo de gestão de pessoas alinhado com o propósito, a estratégia, os princípios e os processos de trabalho da empresa, impulsionando as transformações culturais e o estilo de gestão;
• Condicionar a evolução na carreira, as ações de capacitação e as formas de reconhecimento às competências relevantes para a empresa e aos resultados alcançados;
• Incentivar o aprendizado contínuo e o autodesenvolvimento do colaborador;
• Pautar o desenvolvimento da carreira por critérios objetivos, transparentes e universais, possibilitando ampla concorrência a todos os envolvidos;
• Comprometer os gestores da empresa na condução dos processos de gestão de pessoas;
• Estimular o comprometimento dos colaboradores com a empresa e o engajamento nos trabalhos de sua área de atuação.
Procedimentos
Os procedimentos que estruturam a gestão por competências são fundamentados em políticas que abarcam todos os subsistemas de gestão de pessoas da empresa, e estes são “cúmplices” (fiéis) de sua estratégia. Assim, é impossível tratar esses subsistemas de forma estanque, separada dos demais subsistemas de gestão de pessoas, como tão comumente se vê e se propõe no mercado, como “Seleção por competência”, “Avaliação de Desempenho por competências” etc, infelizmente.
Nessa forma de gestão todos os subsistemas estão interligados e são inseparáveis das competências mapeadas na organização. Os procedimentos assim irão envolver todos os assuntos abaixo através de uma política de gestão de competência específica elaborada para a empresa, que reunirá as competências que precisam desenvolver como organização para sobreviver e se destacar no mercado e a tradução setorial e individual dessas competências às suas áreas e seus colaboradores, buscando a eficácia nos resultados organizacionais:
• Forma de mapeamento dos cargos;
• Formas de ingresso na empresa (Recrutamento e seleção)
• Formas de ascensão de carreira
• Forma de elaboração, mensuração e gestão das competências
• Forma de acompanhamento e gestão de desempenho
• Forma de capacitações
• Forma de reconhecimento interno
• Maneira de monitorar a cultura e clima organizacionais.
Benefícios do investimento na Gestão por Competências
• A gestão de pessoas por competências é um modelo vantajoso para a empresa e para os colaboradores, pois se baseia em diretrizes e critérios previamente estabelecidos, que ponderam as necessidades da empresa e os interesses do profissional.
• Possibilitar o planejamento, a organização, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação das competências imprescindíveis à concretização do direcionamento estratégico da empresa.
Tempo previsto e investimento
O tempo necessário para desenvolvimento desse serviço, bem como os investimentos a serem feitos dependem do número de colaboradores, número de cargos existentes na empresa, número de áreas que a empresa possui, número de processos existentes e mapeados em sua cadeia de valor, entre outros dados. Poderão ser mensurados através de elaboração de proposta específica para atendimento à sua realidade.