Objetivos específicos
• Propiciar uma aproximação do cliente de sua identidade ocupacional: a vocação profissional que foi adquirida e elaborada ao longo de toda a sua vida.
• Propor atividades que permitam um maior contato do cliente com sua realidade, subsidiando sua tomada de decisão, considerando suas próprias determinações.
• Proporciona informações ao cliente sobre a realidade de trabalho e as necessidades do mercado, possibilitando a ele aproximar de seus interesses, aptidões, habilidades, valores, expectativas e características pessoais.
Procedimentos
Os procedimentos envolvem:
• Entrevistas individuais que acontecem em 08 sessões
• Nessas sessões são utilizados testes psicológicos, técnicas vivenciais, questionários individuais de atividades comuns a várias profissões, a fim de filtrar aquelas preferidas e preteridas pelo cliente; entre outras técnicas.
• A partir das entrevistas realizadas, são apontadas três áreas de atuação como preferenciais do cliente, nas quais se inicia um aprofundamento do conhecimento de sua realidade profissional.
• Devolutiva do resultado da orientação vocacional ao cliente.
Benefícios do investimento em Orientação Vocacional:
• Definição do foco da carreira do cliente;
• Desenvolvimento de estratégias para construir a empregabilidade em qualquer fase da vida.
Tempo previsto e investimento
As sessões acontecem com periodicidade mínima de 01 semana. O processo pode durar até 60 dias.